Opinião: Entusiasmo! Força! Coragem!

02/01/14 - 06:24 

por Luiz Marins*

Passadas as festas de Natal e Ano Novo é preciso muita força e coragem para recomeçar. É preciso tomar cuidado para não cair naquilo que chamo de “depressão pós-festa” ou o equivalente a “depressão pós-sucesso”, que tem a ver com a chamada “depressão pós-parto”. Passamos meses trabalhando por uma causa, esperando uma data, um nascimento ou mesmo uma grande festividade. Ela chega! E quando acaba caímos na realidade de que a vida continua e muitas vezes mais difícil que antes. Para enfrentar é preciso muito entusiasmo, força e coragem! É preciso não desistir, não se deixar abater, combater essa “nháca” que sentimos no começo do ano. É preciso recobrar o entusiasmo e começar em grande estilo este novo ano.    

Para isso temos que lembrar que a única maneira de ser entusiasmado é viver entusiasticamente. Se formos esperar as condições ideais para depois nos entusiasmarmos, com certeza jamais nos entusiasmaremos. É preciso acreditar na origem da palavra entusiasmo que quer dizer “ter um Deus dentro de si”. É preciso acreditar na nossa capacidade de vencer obstáculos, de enfrentar a realidade e de vencer.  Este ano não será fácil como nenhum ano foi fácil. Teremos que lutar com entusiasmo, força e coragem como fazem os vencedores.    

Coragem não é ausência de medo. É ser capaz de enfrentar os medos e vencer. Essa força da coragem é que nos dará o entusiasmo e ele nos dará força e coragem num círculo virtuoso que nos fará vencer.     

Comece o ano empurrando-se para a frente! Comece o ano pensando grande! Comece o ano acreditando na sua capacidade de vencer! Acredite e pise fundo!    

Pense nisso. Sucesso. Feliz Ano Novo!

*Prof. Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior. 

Informações adicionais: www.marins.com.br, www.twitter.com/professormarins,  www.facebook.com/programaprofessormarins

[