BNDES aprova empréstimos de R$ 4,2 bi para aeroportos

O valor será utilizado em obras de infraestrutura e modernização dos terminais; Guarulhos receberá maior fatia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta terça-feira a concessão de dois empréstimos para os consórcios operadores dos aeroportos de Guarulhos e de Brasília no valor total de 4,27 bilhões de reais. O montante será utilizado, segundo o banco, para as obras de infraestrutura e modernização, além de projetos sociais no entorno dos terminais.

O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, operado pelo consórcio GRU Airport, receberá a maior parte dos recursos, totalizando 3,48 bilhões de reais. O montante representa 64% do total de investimentos previstos para o aeroporto, concedido à iniciativa privada em 2012. Pelas regras estabelecidas pelo BNDES, os operadores poderiam solicitar empréstimos e financiamentos de até 70% do total.

Os recursos liberados pelo banco já contemplam o valor do empréstimo-ponte concedido em outubro de 2012, no valor de 1,2 bilhão de reais. Desse total, cerca de 17,3 milhões serão destinados a projetos sociais. O BNDES informou ainda, em nota, que os empréstimos são de "longo prazo", mas não informou qual o período de pagamento.

Já o terminal de Brasília, operado pela concessionária Inframérica, receberá 797,1 milhões de reais. A primeira liberação de recursos será referente a um empréstimo ponte de 488 milhões, celebrado em dezembro de 2012. O volume representa 61% do total de investimentos previstos no terminal.

[