RS: Governo define procedimentos para fabricar defensivo contra Helicoverpa

A Fepam, Fundação vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, e a Simbiose Agro, da cidade de Cruz Alta (RS), já definiram os procedimentos para que a empresa volte a produzir o defensivo biológico BTControl, usado no controle da lagarta Helicoverpa armigera como alternativa a inseticidas comuns, disponíveis no mercado. 

Conforme o diretor técnico da Fepam, Rafael Volquind, a empresa deve protocolar um pedido de alteração de Licença de Operação (LO). A Simbiose havia pedido Licença Prévia de Ampliação (LPA) da fábrica, cujos procedimentos são diferentes e mais demorados que a atualização de Licença. O defensivo chegou a ser produzido e teve a fabricação suspensa no Rio Grande do Sul.

A praga já foi confirmada nas lavouras de soja da próxima safra em 16 das 47 cidades monitoradas pela Emater no Estado gaúcho. Desde segunda-feira, uma força-tarefa foi montada por técnicos do Governo para monitorar as lavouras de soja do Rio Grande do Sul.

Nesta quinta-feira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou emergência fitossanitária no Estado de Mato Grosso do Sul em função do risco de surto da praga Helicoverpa armigera. Antes disso, o Mapa já havia decretado situação de emergência em Mato Grosso, Goiás, Piauí, Bahia e Minas Gerais.

 

 

[