Embraer entrega o 1.300º avião agrícola Ipanema

O avião agrícola Ipanema, fabricado pela Embraer em Botucatu, região de Sorocaba (SP), atingiu nesta segunda-feira, 16, a marca de 1,3 mil unidades entregues. O avião comemorativo é o oitavo comprado pela Fort Aviação Agrícola desde 2007, quando essa empresa começou a operar na região de Rio Verde, polo de agricultura do interior de Goiás. O Ipanema é fabricado de forma ininterrupta há mais de 40 anos.

Em 2012, a Embraer produziu e entregou 66 aparelhos para clientes do Brasil e dos países da América Latina, 12% a mais que em 2011. A previsão para 2013 é de que sejam entregues 70 aviões. O Ipanema é usado, principalmente, para a pulverização de fertilizantes e defensivos nas lavouras, mas também para espalhar sementes, povoar rios com alevinos e combater incêndios florestais.

De acordo com a Embraer, a perpetuidade do modelo se deve à confiabilidade e eficiência. "Ao longo dos anos, melhorias e avanços foram incorporados levando em conta as necessidades e demandas dos clientes, o que tem assegurado à aeronave a liderança no mercado em que atua." O Ipanema foi o primeiro avião produzido em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol, mesmo combustível usado em automóveis. O modelo movido a álcool hidratado está disponível desde 2005. Hoje, cerca de 40% da frota em operação é movida a etanol e 80% dos novos aviões são vendidos com essa configuração.

Fonte: Estado de São Paulo

[